A prefeitura de Goiana, através da secretaria municipal de Saúde, participou do Dia D nacional para combate à Dengue, nesse último sábado, dia 2 de março.
A mobilização serviu para reforçar as ações de prevenção e eliminação dos focos do mosquito Aedes aegypti, com o tema ’10 minutos contra a dengue’.
“A união de todos foi fundamental. 75% dos focos do mosquito estão nos domicílios, então foi importante contar com a participação ativa de toda a nossa população para o cuidado e controle dessa doença”, disse Lícia Maciel, secretária de Saúde do município de Goiana.
A ideia teve o objetivo de sensibilizar os moradores da cidade para olharem dentro de suas próprias casas. “Todos foram convocados para eliminarem os criadouros do mosquito e esperamos que essas medidas continuem sendo realizadas semanalmente pelos goianenses”, alertou o prefeito Eduardo Honório.
A mobilização também esteve nas redes sociais, através dos perfis da prefeitura (@prefeitura.goiana) e da secretaria de Saúde (@saudegoianape). Para incentivar uma maior adesão à campanha, a prefeitura lançou as hashtags #GoianaUnidaContraADengue e #10MinutosContraADengue para serem utilizadas no Dia D. “As pessoas puderam gravar um vídeo fazendo a vistoria em suas casas, marcaram os nossos perfis nas postagens e mostraram que em Goiana, o mosquito não tem vez”, explicou Lícia.
Equipes da Vigilância Ambiental e Epidemiológica do município também foram às ruas, onde realizaram panfletagem, visitas domiciliares e orientaram a população sobre o enfrentamento das arboviroses.
Em caso de sintomas da Dengue, como febre, dor de cabeça, manchas vermelhas na pele, moleza, falta de apetite, enjoo, vômito, diarreia, dores atrás dos olhos ou no corpo e nas articulações, a prefeitura de Goiana orienta que a pessoa se dirija a uma Unidade Básica de Saúde do município para consulta e agendamento da coleta sorológica referente ao diagnóstico.
Acompanhe algumas dicas de combate ao mosquito:
– Deixe bem tampadas as caixas d’água;
– Coloque areia nos pratos que ficam embaixo dos vasos de plantas;
– Cubra garrafas e pneus;
– Limpe as calhas para não empoçarem água (água parada e acumulada é foco do mosquito); e
– Receba os agentes de saúde ambiental e controle de endemias na sua casa.
Source: http://goiana.pe.gov.br/